quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mulheres Ontem. Mulheres Hoje

Mulheres são sempre mulheres: donas de casa, mães, presidentes, professoras, advogadas, garis, moças estudantes... Agora são tudo isso, seu trabalho e reconhecimento nunca foram cogitados e nem pensados há séculos atrás. Elas cuidavam dos filhos, do marido, apenas isso.

Depois, as mulheres foram percebendo que não tinham direitos iguais em relação aos homens, direito de trabalhar, de participar da política e outros. Então elas começaram a se revoltar e fazer protestos nas ruas pedindo direitos iguais. Naquele tempo, séculos e séculos atrás, isso era um absurdo.

De acordo com o site www.suapesquisa.com, em 1788, as mulheres ganharam apoio de um filósofo francês, ajudando-as a reivindicar seus direitos na participação política, no emprego e na educação. Foi um boa motivação para as mulheres, porque não tinham apoio de nenhum homem.

As mulheres passaram por um "tempo de dominação de direitos" com ajuda de várias pessoas de vários lugares. Somente em 1932, de acordo com o mesmo site citado acima, as mulheres tiveram os direitos de votar e serem eleitas para cargos executivos e legislativos. Assim foi conquistado espaço nos direitos brasileiros, direito de trabalhar, de escolher a pessoa com quem deseja se casar, entre outros.

Mas ainda existem mulheres que são "empregada doméstica" do marido, que não podem trabalhar fora de casa e etc. Na Índia, as mulheres não tëm direitos a quase nada em relação ao homem, direito de montar sua loja. São empregadas dos maridos e sogros. Isso deve mudar porque todos nós somos seres humanos iguais, então temos que ter direitos iguais.

Nélio Junio Pires
13-03-2009

Um comentário:

  1. Parabéns, é escrevendo que se aprende a produzir textos. Continue assim. O esforço vale a pena "se a alma não é pequena".

    Prof. Judite

    ResponderExcluir

Digite seu comentário sobre a postagem aqui.
Os alunos do primeiro ano da cooperin agradeçe.