sexta-feira, 10 de julho de 2009

APAE em São Felix do Araguaia


Tudo começou em 2002, com uma conversa entre Alcita (mãe de Brian, um deficiente) e Ana Cristina,( com experiêcia em escolas para pessoas com necessidades especiais). Elas tiveram a ideia de formar um grupo para fundar a Apae e ajudar as pessoas com deficiências diversas.
Esse grupo foi atrás de documentos e um terreno para dar continuidade à ideia. O prefeito da época (Uslei) doou o terreno, depois iniciou o projeto de montagem da escola( aspessoas com necessidades especias devem estar cadastradas e a escola precisa estar registrada).
Porém, como funcionar sem dinheiro ?
Então, eles promoveram eventos como: Festivais de pizza, bingos, jantares, almoços, e também com doações da sociedade, foi possível realizar a construção do prédio.
A Apae têm cerca de quinze voluntários e mais de cem alunos cadastrados.
O grupo de voluntários existe há aproximadamente seis anos. Mas é muito difícil, as pessoas se doarem para o trabalho voluntário, pois muitos dizem :"não tenho tempo!" "gente, todo mundo tem tempo! É só querer!" É tão importante ser voluntário e ajudar o próximo! É muito gratificante! Depois temos uma sensação muito boa.
Até agosto desse ano, abrir a escola é nossa meta. Para isso, é preciso fazer o cadastro da escola e alunos; mandar para a Seduc-SFA e depois para Cuiabá- MT para dar entrada nos papéis. Enquanto isso não acontece, iremos reunir um grupo de profissionais (enfermeiros, médicos, piscicólogos, professores, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores de educação física, fisioterapeutas e dentistas) voluntários que farão alguma atividade uma vez por semana.
O trabalho voluntário é algo muito importante. Todos deveriam ajudar. Pessoas de qualquer faixa etária podem prestar ajuda e atendimento à APAE.

Marinete Coelho Bóia,
Voluntária da APAE.


Instituto Educacional Integração- Cooperin; Dia : 08-05-2009.
Alunos; Amanda, Bárbara, Maíra e Nélio Junio.
Português; Professora Judite.




Um comentário:

Digite seu comentário sobre a postagem aqui.
Os alunos do primeiro ano da cooperin agradeçe.